quarta-feira, 27 de maio de 2015

Os 4 pilares da educação

1º Ensinar o aluno a aprender.
2º Ensinar o aluno a se socializar .
3º Desenvover o aluno á sua competência .
4º Ensinar o aluno a ser .
  Seja um Jequitiba, e não um Eucalipto ! 



EDUCAR para CRESCER

Galera vocês conhecem o EDUCADIGITAL ? Pra quem não conhece vou falar um pouco sobre ele, então,  o  Instituto Educadigital (IED),  é uma organização sem fins lucrativos, referência mundial em projetos inovadores de uso pedagógico de tecnologias digitais, dentro e fora das escolas. Que trabalha em parceria com escolas, organizações sociais, empresariais e governamentais na concepção, execução e desenvolvimento de projetos de formação de crianças, jovens e adultos. Fundado em 2010 por um grupo de especialistas da área de educação e tecnologia, ex-pesquisadores do CENPEC, professoras da rede pública e privada, jornalistas com experiências em grandes veículos de comunicação e em editoras de materiais didáticos. 



Escola Digital- O que é ? É uma plataforma gratuita de busca que reúne uma grande variedade de objetos digitais de aprendizagem, como videoaulas, games, animações, infográficos e mapas, entre outros, para facilitar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. 
O objetivo é o  acesso e uso de objetos digitais, de forma articulada com o currículo, permitem que professores e alunos aproveitem o enorme potencial das tecnologias para conferir mais qualidade, criatividade, interatividade e engajamento aos processos de aprendizagem. 
  
Brainly- E por fim quero dizer o que é o Brainly , ele é totalmente gratuito , e se você não conhecia , você agora não vai querer sair dele . O brainly é um site onde você que está com alguma dificuldade em lições de casa , pode simplesmente criar uma conta , ou logar com facebook , e fazer sua pergunta lá , e as pessoas podem te ajudar , só que além disso você pode estudar todas as matérias que você tem dificuldade , ou até mesmo ver uma pergunta que ainda não foi respondida e você mesmo pode responder ! Legal né ? Então corre lá e tire suas dúvidas ou ajude a galera ! 
Então galera até a próxima essa foram algumas ferramentas que podem te ajudar a aprender com a tecnologia cada dia mais, um grande abraço ! Até a próxima ...





terça-feira, 26 de maio de 2015

Criando com o Tagxedo

Galera, tudo bem ? Espero que sim né , então hoje estou aqui para falar sobre o Tagxedo , vocês conhecem? Alguns conhecem e outras pessoas não , então, esta ferramenta é um serviço bem interessante para quem deseja popularizar sua página na internet com uma nuvem de tags bem estilizada . A possibilidade de alterar as cores e fontes também é muito importante para que você possa personalizar sua nuvem de tags conforme o tema e layout do seu site e não só isso , você também pode criar tags para personalizar uma caneca ou camiseta  para você mesmo , ou dar de presentes, assim como preferir ! 

Eu já criei o meu , legal né ? E que tal agora vocês criarem o de vocês , ou até mesmo personalizarem uma camiseta ou caneca , seria bacana ! Então vamos lá galera , é muito fácil basta acessar o site e fazer uma conta rápida ou até mesmo logar com o facebook e usufruir desta super ferramenta , espero que tenham gostado,  até a próxima! 




Crie o seu infográfico !

E ai pessoal , vocês conhecem o Easely ou Piktochart ? Alguns conhecem , mas muitos ainda não , então eu também não fazia a mínima ideia do que era , mas a partir do momento que entrei na universidade o Professor Beto nos mostrou vários sites e várias ferramentas , que de pouco em pouco estou compartilhando com vocês , e o easely é um site gratuito ,assim como o piktochart , onde vocês podem criar o seu próprio infográfico. É isso mesmo , sabe aqueles que tem em sites,  revistas ou que vocês ja viram na tv , agora você mesmo pode criar o seu , e personaliza-lo do seu jeito , com textos ou imagens como quiser pois ele nos abrange muitas ferramentas que podemos utilizar.  E para criar o seu , basta fazer uma conta , e usar sua criatividade para fazer o seu !
Eu ja fiz o meu , gostaram ? Então corre lá faz sua conta e crie o seu , e vocês  também pode compartilhar com os seus amigos , aproveite esta ferramenta compartilhe ela com os seus amigos e vamos nessa , aprendendo com a tecnologia . Espero que tenham gostado , e continuem assim mergulhando comigo , com essas  super ferramentas .Então  até a próxima !







sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aprendendo inglês com o Duolingo !


Estamos no século 21 e que tal , vocês mergulharem no inglês com um aplicativo FREE, o DUOLINGO ,interessante né? Então vamos nessa , porque nunca foi tão fácil aprender e praticar seu inglês todos os dias na sua casa ou o lugar que desejar , com este aplicativo você pode praticar seu inglês , francês e espanhol no computador ou celular baixando o aplicativo via android ou IOS, gostaram né ? É isso mesmo, vamos mergulhar neste aplicativo que pode nos ajudar no nosso cotidiano , onde podemos fazer atividades e avaliações de auto nível , que nos ajude a aprimorar o nosso idioma seja ele qual for , o inglês esta crescendo cada dia mais , eu particularmente amo o inglês e ja estou fazendo as atividades no duolingo , que cada vez mais facilita no cotidiano , seja pra entender uma música ou entrar em sites em inglês . E vamos nessa , é muito fácil criar a sua conta , e começar já a aprimorar a sua aprendizagem , eu já estou nessa, então, corre lá faz a sua conta e comece já! Pois não podemos perder mais tempo . Agradeço á todos , não fique de fora dessa até a próxima !







Currículo + educando com a inovação !


Olá pessoal, estou de volta e mais uma vez com uma ferramenta que facilita muito nossas vidas e antes de mais nada, vou explicar o que é o Currículo+ . O Currículo+ visa incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico articulado ao Currículo do Estado de São Paulo para inspirar práticas inovadoras em sala de aula a fim de promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem. Então pra conhecer mais esta ferramenta brilhante que tal entrar no site Currículo + e conferir  os recursos que ele nos traz, um exemplo pode ser a ferramenta dos jogos, onde nos traz jogos para o nosso aprendizado de forma divertida , que possa nos interagir junto com o construtivismo e a aprendizagem significativa usando jogos de desenvolvimento para uma aprendizagem cognitiva e social da criança . 



Então pessoal que tal , mergulhar nesta ferramenta maneira , onde vai ajudar no conhecimento do (aluno e professor) visando melhorar o diálogo entre o ensino e aprendizagem ! Então vamos nessa , espero que gostem , e que  possam desfrutar de tudo isso,  até a próxima ! 






quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mergulhando na webquest


Olá galerinha quanto tempo ! É mais uma vez estou aqui graças a Deus, e hoje vamos conhecer um pouco o que é a Webquest . Então a webquest 
- nada mais, nada menos é  uma atividade  em forma de pesquisa a ser realizada utilizando principalmente os recursos disponíveis na Internet. E vocês devem estar perguntando ta mais pra que , quais os objetivos dela ? O objetivo da webquest é a  integração, extensão e o refinamento dos conhecimentos estudados. E quais os objetivos educacionais dela ? 

E quanto aos seus objetivos educacionais?


• modernizar os meios utilizados na educação, a fim de deixá-los mais atraentes para

os  alunos e mais condizentes com a época atual;
• garantir acesso a um maior número de informações sobre o conteúdo estudado;
• incentivar a aprendizagem cooperativa;
• propiciar  o aprender a aprender (autoaprendizagem e interaprendizagem);
• desenvolver o trabalho de  autoria do professor, para que ele possa construir seu material
didático (ou parte dele);
• estimular a criatividade de professores e alunos;
• compartilhar saberes pedagógicos (pois outros professores também terão acesso a sua webquest). 


E aí gostaram então vamos visitar a webquest clicando neste link aqui: Webquest Fácil , e essa é a minha webquest onde vocês poderiam estar visitando clicando aqui: Reciclar e Brincar, poderiam estar fazendo a avaliação  , e dando a sua opinião , e que tal vocês criarem a  sua webquest,  seria bacana né ? E então vamos mergulhar mais uma vez nessa super ferramenta ! Agradeço à todos por estarem visitando e mergulhando e então vamos lá que teremos muito mais que fazer pela frente ! Até a próxima ! 








terça-feira, 7 de abril de 2015

Discussão sobre os textos

1) Parece Facebook mas não é:
Uma rede social similar ao Facebook, porém na versão educativa. Uma ótima ideia Americana, que une professores e alunos em uma rede social para compartilharem informações todas voltadas para o ensino. O aplicativo também facilita para que a família esteja por dentro do que se passa nas salas de aula e acompanhe o aluno.
Infelizmente não temos essa rede social no Brasil, porém seria uma ótima forma de comunicação entre professores, alunos e familiares, afinal o Facebook e as redes sociais são as maneiras mais práticas de nos comunicarmos atualmente. 
2) Interação entre escola pública e particular:
Uma brilhante ideia de integrar alunos de escola pública e privada através da tecnologia, fazendo com que os alunos de diversos lugares troquem informações sobre suas escolas, seu bairro e até sua cidade. 
Fica notável para os alunos a discrepância na qualidade de uma escola particular se comparada com uma escola pública. Os próprios alunos apontam que as escolas públicas não tem infraestrutura nem materiais necessários para um melhor aproveitamento da aula, como dizem também os alunos de escolas particulares. Em contra partida observam também que o conteúdo da aula muitas vezes é o mesmo, pois notam que professores de escolas particulares também dão aulas em escolas públicas. 
O projeto é uma ótima forma de interação entre alunos e até mesmo professores, que conseguem trocar informações sobre suas rotinas de estudo e até mesmo sobre suas culturas. 
Este é uma discussão de textos propostos pelo professor Beto , Espero que possam interagir nesta discussão . Beijos bom mergulho :)





Usando a criatividade com o Tecnoeducando


Eai ? Tudo bem ? Estou de volta , mas agora vamos mergulhar em um site muito legal e bem criativo, que tal você fazer um jogo educativo para o público?   Legal né ! 
É  só entrar neste site => www.fazgame.com.br , e criar seu próprio jogo vai ser bem interessante, e vocês também ,  podem deixar o link dos jogos criados no meu blog nos comentários dessa postagem ,onde eu posso jogar e avaliar o jogo de vocês ... E ai gostaram né ?

Então vamos lá ! Beijos espero que gostem da ideia e vamos mergulhar juntos no TECNOEDUCANDO :)
  




Mergulhando nas webs colaborativas

Você conhece algumas ferramentas que pode nós ajudar nessa  geração Z ? Não ? Então vamos mergulhar nessa comigo !
A cada dia que passa a tecnologia está avançando , e com isso trás ferramentas que nos ajudam cada vez mais . As webs colaborativas são uma delas como:

Wikipédia: Ótima ferramente para pesquisa de assuntos diversos, com informações sobre todos os temas que buscarmos e que facilita o aprendizado e o conhecimento sobre determinado assunto. É um site confiável, porém não podemos levar 100% em consideração, ele é aberto para qualquer usuário fazer alterações nas postagens, o que faz com que talvez as informações não sejam verídicas. Ainda assim, é um ótimo meio para pesquisa de trabalhos e curiosidades.

                                        

Google Docs: Uma boa maneira de compartilhar informações de forma que todos que deseje possam salvar e editar documentos. Você pode também mudar para que só você veja o documento, algumas pessoas ou todos. Outro ponto positivo é o uso da ferramente sem a necessidade de conexão com a internet.





Podcast: É uma ferramenta onde podemos transmitir arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. É como um blog, só que ao invés de escrever , as pessoas falam . Podendo ser ouvidos a qualquer momento, os podcasts criam uma espécie de rádio virtual direcionada para fins específicos, ou seja, de acordo com as características de cada ouvinte.
Redes Sociais: Páginas da web que são ótimos meios de comunicação, de compartilhar imagens, vídeos e informações. Terá a oportunidade de conversar com amigos ou até alunos, o que facilita a aproximação de ambos.
                                                 
Todas as ferramentas são ótimos meios de pesquisas e de comunicação para interação entre nós ou os alunos. Também podemos utilizar para compartilhar imagens, planilhas, aúdios, e todo o material que for necessário para facilitação do nosso cotidiano. Todas essas ferramentas e meios de comunicação nos mostram que a tecnologia pode ser um ótimo veículo para melhoria do nosso método de ensino ou mesmo de aprendizado! Obrigada por mais um mergulho na tecnologia comigo , e até o próximo... Beijos !




terça-feira, 24 de março de 2015

Como aproveitar a tecnologia na Educação?



"Se o papel da escola é preparar para a vida e a tecnologia faz parte da vida, a escola precisa preparar os alunos para lidar com ela desde cedo" 




Convenhamos que ás crianças hoje em dia , estão muito avançadas na tecnologia sendo que não precisam mais nem ler o manual do produto para que possa aprender a usar , mas sim conseguem manusear aquilo com a própria prática. Essa é a famosa GERAÇÃO  Z ! Mas temos que ter em mente que sempre precisamos acompanhar o desenvolvimento tecnológico da criança , pois, temos os males da internet e os benefícios que ela pode trazer na educação . 
Podemos aproveitar a tecnologia na educação sempre procurando entretenimento para as crianças , desenvolvendo o raciocínio lógico e até mesmo em assuntos do nosso cotidiano que precisam ser reforçados com elas .
Bom todos nós sabemos que usar a tecnologia para a educação é muito importante , onde podemos visar o desempenho de cada um , e envolvendo cada vez mais . 
Enfim essa é mais uma postagem do TecnoEducando para que possamos saber a importância da educação tecnológica . Até a próxima espero que desfrutem dessa postagem um grande beijo e vamos continuar mergulhando comigo :)





Eu sou !

Eu sou,  Bianca de Freitas ,  tenho 17 anos e estou cursando Pedagogia na Universidade Anhembi Morumbi . Eu não escolhi a pedagogia mas ela sim me escolheu , pois não a nada melhor do que fazer aquilo que nós amamos . 
Enfim no decorrer das postagens irei fala sobre a tecnologia na educação espero que gostem esse é um projeto  do Professor Beto , que eu amei a ideia onde irei compartilhar com vocês um pouco do Tecnoeducando , até a próxima e espero que mergulhem nesse mar da educação comigo!
Beijos até logo ! :)



 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »